O que comprar na praça?





O que costumam comprar na praça?
Vou quase todas as semanas e não dispenso!
A maior parte das pessoas (por uma questão mais económica) prefere ir ao centros comerciais onde os preços são de facto imbatíveis. Mas para mim ir a praça compensa essencialmente pela qualidade dos produtos, pela variedade e acima de tudo pelo ''ritual''.

Acordar cedinho, tomar o pequeno almoço e ir com o meu filho mais novo para a praça.
As pessoas são impecáveis, a relação com os produtores e agricultores é directa e não há ninguém melhor para perguntar truques e receitas do que eles!

Muita gente acha que a praça vende o básico, batatas, cebolas, cenouras.... mas hoje em dia a tudo!
Mesmo as frutas mais cara e raras, e os legumes mesmos comuns.

Para além de já haver mais variedade, há tantas bancas que o preço pode variar entre elas.


COMPRAS DE PRAÇA: 




Na praça compro sempre, fruta! A fruta não vale a pena planear, o melhor é escolher e comprar as que estão com melhor cara e em caso de dúvida peça para provar - a maior parte das vezes os vendedores não se importam de lhe dar a experimenta para que tenha a certeza que esta bom!

Outra coisa que me recuso a comprar nos super mercados e que compro sempre na praça são as batatas doces!
Na praça são maiores e muito mais saborosas - estas foram 0,80 cêntimos o kg - muito baratas!

Uma coisas que adoro e é muito difícil de encontrar são flores de courgette que ficam óptimas feitas assim  - mas pode escaldar e usar em saladas ou procurar na Internet mais ideias!

Para os meus filhos ir a praça é do melhor!
Eles adoram ajudar a escolher os legumes a fruta, adoram ir escolher o pão, escolher o queijo, adoram falar com os senhores das bancas e trazem sempre algum presente para casa!
Seja uma flor da Sra. das flores, seja uma peça de fruta ou uns frutos secos!



Espinafres e azeitonas!



AS FLORES

O meu truque é levantar x euros, e sei que tenho fruta legumes, queijo etc... para comprar e no fim pego no que sobra e esbanjo em flores :)
Não consigo sair da praça sem um ramo, por mais pequeno que seja.
Adoro e na praça as flores são sempre lindas e frescas!

As de hoje foram :



Pernadas de eucalipto!  Cheiram tão bem e para além do mais fazem um vistão e duram imenso!


  

Estas são Margaridas verdes, e duram também imenso! São baratas e ficam muito giras em potes pequenos todas arrumadinhas!






Estas não me lembro do nome (oopppsss), mas não valem muito a pena pois desfolham muito rápido, apesar de tudo são baratas e giras!


AINDA NA PRAÇA...

- Gengibre;
- Queijos (são tão bons!!!)
- Enchidos;
- Os pães de forma da praça são de mais!
- Frutos secos e sementes!



E por ai o que não deixam de comprar na praça?


2 comentários:

  1. Vou muitas vezes á praça com o meu filho, mas só consigo ir aos sábados de manhã! Durante a semana impossível! Ele adora escolher a fruta comigo e os legumes também sou fã, não só pelo programa mas porque realmente a proximidade que temos com o produtor é óptimo e o risco de levarmos coisas que não estejam tão boas é muito menor! :) obrigada pela dica das flores! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Vou todas as quartas e sábados... É uma praça de aldeia, já não vende flores :( , mas tem muita coisa boa, e eu e a filhota somos clientes assíduas! Ela adora e eu também!

    ResponderEliminar