Turquia - Istambul


Encontramos uma viagem promocional e marcamos a ida à Turquia na certeza de que a nossa vontade de conhecer o mundo ia ficar um bocadinho mais completa.

A viagem estava à partida definida - Istabul (2 dias), Capadócia (3), Antália (2) sendo que no caminho de uma cidade para outra íamos parando em locais de interesse.


Íamos entusiasmados, mas um pouco inseguros; normalmente quando viajamos vamos de mala as costas e a mercê da nossa vontade. Sabíamos que nesta viagem, pela diferença cultural, religiosa e mesmo a dificuldade de ser uma língua tão diferente as coisas poderiam ser mais complicadas.
Para não falar  que a localização do país nesta altura de tensão mundial pode ser um bocado assustadora.

Por outro lado este sentido de ir para um país ''completamente'' diferente do nosso era o que nos deixava com mais adrenalina e vontade de o conhecer!

Descobrimos nesta viagem que a Turquia e um país reinventado, uma cultura que não se deixa definir pela força religiosa. Um pais já muito ocidental onde a marca histórica e cultural é um produto que vende em massa para os turistas de todo o mundo.



__________



ISTAMBUL

Apaixonei me por Istambul e tive muita pena de não ter ficado mais tempo. É uma cidade muito completa. Conhecida como a única cidade do mundo que pertence a dois continentes em simultâneo, o Europeu e o Asiático, em tempos foi capital da Turquia, hoje é a capital económica e tem uma forte marca histórica e religiosa, tento como principais mecas para os turistas, o Palácio Topkapi, Ayasofya e a Magestosa Mesquita Azul.    

Para mim o Palácio Topkapi, foi a minha perdição, para quem gosta de design de interiores, história de arte e arquitetura, não há como não gostar!
Topkapi, era a residência dos sultões e por isso para além dos metros e metros quadrados de luxuosos detalhes e peças cobertas de pedras perciosoas com um design no mínimo complexo, a própria estrutura do edifício é linda!

Para mim a minha zona preferida do palácio foram as sala de estar exteriores, a zona da piscina e a vista sobre o rio Bosforo numa das varandas do palácio.

Entre várias atracções dentro do palácio, aconselho a visita à cozinha, ao quarto do sultão e ao harém.










Palácio Topkapi  - Zona da Piscina





No GrandBazar, a confusão e a oferta é imensa, aconselho que sejam contidos nas emoções porque se eles percebem que gosta de determinada peça vão ficar horas e horas a tentar convence lo a comprar não uma mas várias.
Em relação a preços, pareceu me tudo muito barato até conhecer outras zonas do país, depois apercebi me que o gran bazar é arquitetonicamente muito giro e o próprio conceito interessante, mas os preços não compensam assim tanto!

O o melhor são as jóias, as imitações de marca em pele e as especiarias.




A provar: Donner Kebab, Sumo de Romã e Chá Turco!







0 comentários:

Enviar um comentário